Geral

Geral

Titulo

A Bíblia merece maior respeito

Não, a Bíblia não é tão simples quanto se imagina.
 
A leitura superficial pode gerar muita tortura psicológica nos ouvintes da fé. Decerto, a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Entendo que falar sobre o que se quer sem entender é mais rápido, prático e que dá prazer ao fundamentalismo religioso. Todavia, o povo segue morrendo por lhe faltar o conhecimento e por lhe furtarem a possibilidade de um profundo conhecimento. O povo perece ouvindo a "pavra de Deus" na boca de gente que antes ouviu de si mesmo, de si mesmo, de si mesmo e de toda a tradição que também ouvira de si mesma.
 
Se fosse Paulo diria: "Rogo-vos, pois, irmãos, que atentei para um melhor exame das Escrituras." Amar a Bíblia nada tem que ver com uma leitura banalizada com a ótica da espiritualidade vigente, mas sim, aproximar-se de uma realidade outra a fim de tentar ressignificá-la. 
 
A bíblia não é totalmente hodierna. Há leis que já se foram, há casos que não podem ser mais repetidos, nem posionamentos político-religiosos aplicados de igual forma. O que deve permanecer eternamente é o "Eu porém vos digo" de Jesus. 
 
A salvação da religião na história deve estar disposta a proclamar: "Eu porém vos digo". Acima de muito daquilo que fora dito, eu porém vos digo!
 
Parafraseando meu chará, Nelson Rodrigues, toda a religião será castigada, se não tiver a coragem de dizer o que Jesus disse: "Eu porém vos digo".
 
Sempre haverá algo novo diante de um novo capítulo da história. Por isso, "Eu porém vos digo"!
 
Aquele que traz a mensagem da Bíblia sem antes ler o jornal e observar os avanços das reflexões teológicas e de outras ciências, seria melhor que fosse surdo para não ouvir o escandaloso Jesus: "Eu porém vos digo!".
 
Precisamos ir além. Vasculhar os buracos, ler as pedras dos caminhos, encarar a perturbação e sentir o hálito fresco da novidade que tão logo será envelhecida por um novo e vivificante sopro.

Portanto, prezados, cuidem da ferramenta de trabalho e de crença que têm nas mãos, pois dela vossa "alma" depende.

NA GRAÇA
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.