Geral

Geral

Titulo

Sobre leituras da Bíblia e os pressupostos

A leitura da Bíblia pode ser "espiritualizada" a partir do momento em que dizemos ser guiados pelo Espírito. Não sei. O Espírito de que se fala por vezes (para não dizer "todas") sempre é o pressuposto da tradição. Sim. A tradição lê por nós. Além desta, as referências leem por nós, bem como o líder lê por nós...e o líder também se refere quase sempre a uma tradição.
 
Qual a saída? Ler por si? Mas, ler por si não é buscar entender sem quaisquer ferramentas de interpretação? Ora, isso é impossível. Ninguém lê a Bíblia a partir de um estalo mágico. Pode-se lê-la devocionalmente. Tira-se dali algumas aplicações. Tudo bem. Mesmo assim, essa leitura devocionalizada está cheia de pressupostos da tradição, seja ela católica, evangélica ou até mesmo espírita. Acontece.
 
Um bom caminho para a leitura da Bíblia é estar acompanhado de boas referências. Elas nortearão nossos olhos. Se você não conhece a língua original, adquirir livros que trabalham com a ideia histórica influenciará bastante na ótica da leitura.
 
A Bíblia não pode ser lida com qualquer livro. A Bíblia não é um livro de "pesquisas" (?) meramente devocionais. Ela pede seriedade e profundidade. Maturidade. Tempo. A própria Bíblia nos incita novas leituras, novos rumos, novas geografias, novos horizontes. Atentemos para autores que não remetem a nada. Não busque ser saciado pelo mais do mesmo. Fuja do comodismo e das letras que não alteram nossa visão. Há tesouros muito mais ricos por lá...
 
NA GRAÇA
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.