O Evangelho de Marcos é escrito aproximadamente 40 anos após a morte de Jesus Cristo para uma comunidade de cristãos que sofrera divisões, crises em sua liderança, desânimo de muitos sob o domínio de Nero, embates e revolta contra o Império Romano...
Alguns dirão que o primeiro ciclo de Marcos é para animar aos cristãos da época, por isso foi escrito. É interessante esse tipo de leitura, visto que o chamado de Jesus aos discípulos é de forma assustadora: "Venha!" "Só se for agora!".
Os discípulos deixavam tudo e caminhavam com o Mestre por onde quer que fosse. Não havia lugar para reclinar sua cabeça nem horário marcado para comer... os discípulos estavam lá. A comida de Jesus era fazer a vontade daquele que O enviou. Haja disposição para acompanhá-lo!
Marcos traçará uma linha de compreensão para os cristãos do final da década de 60 e início da década de 70 sobre a importância de recomeçarem animados em Jesus.
Acho mesmo que a vida cristã precisa ser levada como uma vida recebida pela Boa Notícia do Evangelho. Uma notícia dada para transformação da rotina e da retina. Uma Boa Notícia atraente, que dê sentido até mesmo na tragédia, que consiga tirar proveito das dúvidas a fim de continuar adorando o Salvador. Há que se ter um bom Evangelho, um Evangelho da Notícia Transformadora, acolhedora e animadora!
O Evangelho de Marcos não é para aqueles a quem denominamos "descrentes", mas para aqueles que um dia experimentaram o ânimo de caminharem com Jesus e, hoje, por conta de inúmeras outras vicissitudes, encontram-se engessados nessa atmosfera das opressões da lida.
Está na hora de ler o Evangelho - e, por isso, o mundo - com novos olhares e perceber que a comunidade de hoje, da qual faço parte, é uma comunidade também carente de novo ânimo. E isso deve ser encontrado ali mesmo... no Evangelho, que é a Boa Notícia.
NA GRAÇA
LELLIS
Nenhum comentário
Postar um comentário