Geral

Geral

Titulo

Das notas de rodapé na Bíblia (confiáveis?)

Para alguns, as notas fazem parte do texto sagrado. Ao separarem a perícope (corte de um determinado texto para ser estudado), a primeira pesquisa bibliográfica não está fora, mas dentro das Escrituras. Mas, não tão dentro; dentro, mas abaixo... bem ali, na notinha de rodapé.

Uma das notas de rodapé afirma categoricamente que Lúcifer foi o anjo que desceu do céu. Caiu, como um raio, como uma estrela... Para isso, tomam emprestados textos como Isaías 14:12 e Ezequiel 28:14.

A Igreja Reformada acabou abraçando algumas interpretações feitas por São Jerônimo (séc. V) quando este traduziu a Bíblia.

E então? Como saímos disso?

Ora, esta interpretação é um equívoco. Se vasculharmos a mitologia cananeia, entenderemos que a estrela, citada no livro de Isaías, foi interpretada como o planeta Vênus - que era considerada como deusa. Esta deusa queria habitar no mais alto dos montes, situado no Norte (v.13?), e os deuses não permitiam e lançavam-na para baixo. Uma queda!

Não restam dúvidas de que o profeta está falando do rei da Babilônia. A Vulgata imprimiu com a hermenêutica copiada da mitologia cananeia.

E em Ezequiel, é rei de Tiro. Não se faz alusão a outra pessoa ou na terra ou na corte celestial. É o rei de Tiro e ponto. O que passar disso, é nota de rodapé.

Fica, portanto, o conselho... tenham sempre bons livros de referência para o estudo da Palavra de Deus a fim de não reproduzirem "axiomas furados".

NA GRAÇA
LELLIS

Um comentário

Mariáh disse...

Demorou, mas já era tempo!
Todo dia venho aqui, e nada de postagem nova! haha

Você já tinha me dito que as notas de rodapé são um PERIGO, certa vez.
Mas confesso que me apoio nelas, muitas vezes, para entender um pouco melhor o texto bíblico, quando não tenho nenhum outro material em mãos.

Todo cuidado é pouco né... hehe
Abração!

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.