Geral

Geral

Titulo

A MENSAGEM DE RUA


COPEIRO DO REI escreve...

Peço licença para registrar o capítulo 55 de Isaías e tecer um breve comentário de final de noite:

1 A vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
4 Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
5 Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do SENHOR teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
6 Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
12 Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.
13 Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o SENHOR por nome, e por sinal eterno, que nunca se apagará.

"Por causa da vivacidade do estilo, este convite tem sido comparado com os gritos de vendedores de água e outros vendedores, tão comum no Oriente Próximo". Ou seja, esta é uma mensagem de rua, onde todo mundo passa e ouve. A rua é onde todo mundo, aparentemente, é igual. Qualquer um , estando desapercebido, pode tropeçar e cair, pode ser confundido, pode confundir (...). A rua é o local que não protege ninguém do sol, e observe que naquele tempo se vendia a água por ser um bem preciosíssimo. A água era motivo até de contendas. Isaías viveu neste tempo: onde o povo preferia comprar e morrer na rua do que ganhar e viver em família.
Diante de tantas profecias duras, Isaías muda a tática e apela para a Graça. Só que a Graça, aos olhos de muitos, ataca mais do que a mais cruel profecia por ser uma mensagem de rua, quero dizer, pra qualquer um. E a mensagem é justamente para aqueles que estão na rua sob o sol escaldante do verão Palestino.
Meus olhos fitam o texto e veem que o que acontece é mesmo na rua: Deus, através de Isaías começa a falar sobre seus pensamentos e comparar com coisas que não são visíveis dentro de casa. É o céu, é o caminho, é a terra... E dizendo sobre Sua Palavra utiliza: terra, semente...
O Deus que entra nos lares daqueles que permitiram que a Palavra da rua entrasse em suas vidas.
A Graça é o escândalo de Deus! É a mensagem que se revela no caminho, olhando para o céu, sendo molhado pela chuva, ouvindo os grãos brotando na terra... A Graça de Deus grita! A Graça de Deus silencia o mais poderoso homem desta terra pra dizer: Tem jeito, sim!

NA GRAÇA, QUE GRITA
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.