Geral

Geral

Titulo

O silêncio que incomoda


Sempre ouvi dizer que Deus fala. Na minha infância, a voz de Deus sempre foi um tanto mitológica. A confusão ao ensinarem-me que Deus estava zangado quando trovejava acabou quando soube que isso tinha explicação científica. As nuvens se chocam e ponto final.
Deus fala diversificadamente. Declaramos que sua voz pode ser captada até mesmo através da natureza (onde a glória se manifesta).
Será que cremos em nossa fala? Será que cremos que Deus "fala" (ou se manifesta) em meio aos densos problemas? Será que cremos no cuidado específico de Deus nos tormentos? Será que cremos, de fato, no sustento de Deus nos desencontros da lida?
Por que, então não assumirmos que Deus não fala? Por que não assumirmos que Deus, na verdade, não é Deus, mas somos nós que criamos o Deus que fala, e no fundo, somos nós que falamos? Por que não assumirmos que o dito é nosso? Por que não rasgarmos o véu e assumimos que a religião não passa de um negócio, de um engano, de um axioma, de um joguete?
Estamos num processo mitológico ou não? Deus fala ou não?
Os questionamentos são muitos. Deus permite isso. Basta analisarmos as orações no livros dos Salmos.
O questionamento da fala.
- Deus fala?
- Fala.
- Fala mesmo?
- Hummm...
Se formos apertados pelas vicissitudes, ouviremos Deus?
- Onde está Deus?
- Aqui, comigo.
- Está mesmo?
- Hummm...
Será que não estamos desaprendendo a importância de um Deus que se cala? Um Deus que silencia a voz? De um Deus que não se apressa (porque não tem tempo - está fora dele)?
A violência com que tratamos o tempo, faz com que alternemos as "respostas" de Deus a nosso favor.
- Deus responde?
- Sim.
- Deus respondeu?
- Hummm...
Tozer dizia que Deus está procurando homens solitários. Homens que aprendam o valor do silêncio. Homens que necessitam apreciar o sagrado. Talvez a proposta de se buscar um Deus silencioso e solitário, nos faça mais humanos e menos "temperamentais", mais reflexivos e menos axiomáticos, mais atenciosos e menos impulsivos, mais fiéis e menos convardes.
- Deus fala?
- Creio.
- Você o ouviu?
- Continuo crendo.

NA GRAÇA, QUE ME FAZ OUVIR A PRÓPRIA VOZ
LELLIS

2 comentários

THATI disse...

Gostei muito ! muito boa a mensagem

Mariáh disse...

É interessante pensar que Deus às vezes fala conosco através da nossa própria voz.

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.