Geral

Geral

Titulo

Jó - nas mãos de um Deus que permite

"O Senhor disse a Satanás: 'Faça o que quiser, mas não o mate'." (Jó 2:6)

COPEIRO DO REI escreve...

“Faça o que quiser”
A NTLH é a mais radical das traduções sobre o texto. Enquanto os demais falam: “Ele está em suas mãos, ou em seu poder, ou ao seu dispor (Sociedade Bíblica Britânica)”, aqui lemos “Faça o que quiser”.
Esta frase de Deus revela que não há como escapar do Senhor Soberano. “Faça o que quiser” nos diz que a vida é mesmo uma caixa de surpresas. Podemos estar muito bem nos relacionamentos familiares, financeiramente e até com Deus, mas tudo pode mudar de um dia para o outro, com ocorreu com Jó.
Quando Deus diz “Faça o que quiser” não está declarando a inexistência de nosso livre arbítrio, e sim, que não temos nenhum controle sobre as circunstâncias da vida, já que o amanhã a Deus pertence, como diz o ditado.
Nossa caminhada está ao dispor de Deus. O que isso quer dizer? Deus quer e precisa trabalhar em nós, impreterivelmente, para que voltemos no molde de sua imagem e semelhança. É o caminho do discipulado.

Deus é Soberano
Lidar com um Deus que dá legalidade ao inimigo para mexer com a vida humana parece frustrante, mas se convertermos nossa visão para um Deus tão poderoso, onde o inimigo precisa pedir autorização no céu, é mais tranquilizante.
Ao falarmos de livre arbítrio não tratamos do homem como deus das circunstâncias, e sim, como aquele que agora tem o poder das escolhas e atitudes pela própria graça de Deus. Portanto, Deus move ou permite as circunstâncias para que o homem O glorifique através de seus atos. Até porque, Deus poderia trabalhar em Jó sem usar o inimigo.
No caso do bom samaritano, o sacerdote e o levita tiveram a liberdade de escolher entre acudir o homem caído ou ignorá-lo. Enquanto preferiram ignorá-lo, o samaritano decidiu ajudar. A estrada é a mesma, as escolhas diferem.

“mas não o mate”
No mesmo verso, Deus coloca um limite ao dizer “mas não o mate”. Fica bem claro, então, que o final da nossa vida não é decisão de satanás; é Deus quem nos conduz em triunfo e para o triunfo. O inimigo não tem poder de decisão sem permissão de Deus. O final sempre tem um toque especial do Senhor, basta observarmos o último capítulo dessa história. O último capítulo descreve:
• Declaração sobre Deus e da experiência;
• Oração;
• Reconciliação / relacionamentos restaurados;
• Reestruturação (diferente de restituição) na vida sentimental e física;

O Bastante de Deus
Tudo termina quando diz que Jó viveu o bastante para ver netos e bisnetos. “Viveu o bastante” não é viver muitos dias (embora Jó tenha vivido muito mais de 140 anos), mas viver até cumprir o roteiro de Deus. Deus tem o bastante para nós.

NA GRAÇA,
LELLIS

6 comentários

Mariáh disse...

Resumindo: Deus faz o que bem entende!

Nelson Lellis disse...

Prezada Mariáh,
não sei se o seu resumo deixa claro o que entendeu do texto, embora não deixe de espressar um pouco daquilo que podemos chamar de soberania de Deus. Todavia, essa soberania não pode ser encarada como um tumor maligno diante do "nosso mundo". Quando você expressa "Deus faz o que bem entende" é porque o Espírito é Livre, sopra onde quer, mas não pode "desrespeitar" a vontade humana, entende?
Enfim, é uma longa conversa
Abraço grande.

Nelson Lellis

Mariáh disse...

Aham, entendi .
"Desrespeitar" a vontade humana seria, no caso, interferir no livre arbítrio ?

Até !

Nelson Lellis disse...

Trabalhar com o arbítrio do homem não é desrespeitá-lo, mas burilar sua caminhanda conforme ele anda.
A maior tentação do homem está em ser o que não foi chamado para ser. A maior bênção divina é recebida através do impacto do Evangelho que nos faz retornar àquela imagem de Deus a ponto de podermos entregar tudo, sem reservas, e saber que o controle de cada esquina está nas mãos dEle próprio.
O resto é resto.

Nelson Lellis

Mariáh disse...

tá , acho que saquei ..

aí, quando que vem a próxima postagem, heim ? Seus estudos são muito bons .

até mais !

Unknown disse...

falando em familia, ainda bem que a sua esposa foi preservada, pois dai começou o ciclo da vitória de Jó.
Pode tirar tudo menos o coração, pois até o desejo de adorar vem de Deus, por isso o louvarei enquanto eu viver.
Um abração, queridão!

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.