Geral

Geral

Titulo

O Morro do Bumba de Acã


"Fiquei com tanta vontade de ter aquelas coisas, que guardei para mim. Estão escondidas, enterradas na minha barraca, e a prata está por baixo". (Josué 7:21b)

COPEIRO DO REI escreve...

Abril de 2010. O morro do Bumba, em Niterói-RJ, desmorona levando famílias inteiras à morte. Aqueles que não estavam em suas casas, perderam tudo: documentos, mobílias, teto, endereço, tudo. Aquela localidade era, outrora, um lixão. As pessoas descarregavam lixo naquele lugar de tal forma que se tornou um grande entulho. Para quem olhava, via a oportunidade de construir sua casa no "morro" (entulho) do Bumba. Gentes necessitadas de um chão pela covardia política da má aplicação da Constituição Brasileira, onde diz que todos têm direito à moradia. Essas palavras não vêm revelar o responsável sobre a horrível tragédia que abalou a todo estado fluminense, mas serve de ilustração para aprendermos sobre um homem chamado Acã, esse sim, responsável e responsabilizado por uma derrota de toda uma nação. Na tragédia do morro do Bumba podemos apontar vários erros políticos, no evento de Acã, o próprio é o responsável pelo desmoronamento.
Antes de analisarmos o fato, esclareço que ao citar o "morro do bumba", quero apenas pensar sobre a formação do mesmo: lixo; e não apontar qualquer tipo de culpa aos tão sofridos moradores que escaparam e também à memória de tantos outros. Vamos conferir:

Josué foi servo e discípulo de Moisés, o grande líder de Israel. O desafio era estreito após a morte de Moisés. Josué teria de atravessar o rio Jordão e realizar conquistas enormes com um povo de dura cerviz. Em todo tempo, Deus incentiva e revigora Josué, dizendo: "Não temas, sou contigo". O povo abraça a causa com Josué e avançam contra o rio Jordão. Seus pés, enxutos, pisam do outro lado do rio. Alegres, as gentes adoram a Deus e aplaudem a ousadia tão contagiosa do sucessor de Moisés.
Em seguida, traçam planos para a grande conquista histórica de Jericó. Os moradores da cidade, sabendo das notícias, fecham os portões da cidade como nunca antes (Js 6:1) e tremem de medo diante do Deus que libertou a sua nação do Egito. A ordem de Deus era: "A cidade deve ser destruída, junto com tudo o que já nela" (Js 6:17a). Apenas Raabe e seus familiares seriam poupados (Js 6:17b).
Enquanto o povo conquistava Jericó, o povo de Deus gritava alvoroçado, invadindo e destruindo tudo. Infelizmente, uma só pessoa não participou corretamente da conquista, a saber, Acã (Js 7:1).

Josué enviou alguns espiões até a cidade de Ai. A informação era a seguinte: "Se o senhor enviar somente uns três mil homens, será o bastante para conquistarmos a terra". Assim o fez, mas nada adiantou. O povo estava em pecado por causa de Acã. 36 homens morreram e o povo ficou desanimado. Josué também se entristeceu, mas Deus abriu seus olhos para o ocorrido: "O povo pecou" (Js. 7:11); e mandou que ele se levantasse para santificar o povo (Js 7:13).

Uma nação inteira venceu um desafio gigantesco sobre as muralhas de Jericó, mas é derrotado por um pouco só de homens por causa de um homem em pecado.

Acã! Enquanto o povo invadia, gritava e se alegrava na conquista, Acã escondia uma capa da Babilônia, duzentas barras de prata e uma barra de ouro que pesava mais ou menos meio quilo (Js 7:21a). Aquilo que era para ser refugado (desinteressante), posto de lado e destruído como oferta a Deus (Js 6:17), ele guardou sob sua tenda, sob a sua casa, debaixo de sua barraca... por baixo. É óbvio: o que trouxera para sua barraca era de profundo valor, mas precisamos entender que, pela ótica de Deus, existem algumas coisas que precisam ser consideradas como estercp. O antigo provérbio diz "há caminhos que para o homem parecem bons, mas que no final são caminhos de morte.

Acã começa a construir sua vida sobre aquilo que Deus diz: "É pra ser destruído". Então, um dia a casa caiu. Todos de sua família foram mortos, como já anunciado que seria (Js 6:18; conf. 7:25,26). Gostaria de traçar algumas ideias sobre o fato, o primeiro morro do bumba da história.

1º - Quando construímos nossa vida sobre aquilo que Deus manda destruir, acabamos enfraquecendo os demais:

O povo estava aquecido nas palavras de Deus e na coragem de Josué, mas quando perderam ficaram desanimados (Js 7:4). Perderam porque Acã havia desobedecido a ordem de Deus: "Destruam tudo".
Sempre que construirmos nossa vida sobre o que julgamos ser bom, surtirá efeito nas pessoas ao nosso redor. Isso custou a vida até mesmo da família de Acã. Todos tiveram que morrer. Quando um jovem se embrenha nas drogas, toda a família sofre, e não apenas o rapaz. Quando um homem comete adultério, a mulher e os filhos sofrem. Quando um amigo trai a confiança de outrem, muitas pessoas sofrem juntas ao traído. Ou seja, ao construirmos nossa vida sobre a traição, o adultério, os vícios, estamos colocando a vida de outros em risco. Estamos no morro do bumba, morro do lixo espiritual, morro da vaidade, morro da hipocrisia, da falta de perdão, da falta de amor... A casa vai cair!
Não nascemos para pensar somente em nós. Temos que olhar para o outro e sempre questionar: "Será que minha decisão surtirá um bom efeito na vida do próximo?" Tenho que olhar para o outro. Isso é mandamento de Deus. A mutualidade é levado muito a sério na Bíblia. Lembro-me e honro nestas páginas, a missionária Jacqueline, que, ao acompanhar sua mãe no CTI, ainda teve a delicadeza de perguntar sobre a saúde de minha mãe, recém operada. O que isso quer dizer? Uma pessoa diante tantos problemas ainda é capaz de pensar no outro com compaixão. Construir a casa sobre isso vale a pena. E como vale!
36 famílias perderam seus provedores. 36 homens de guerra morreram por causa da desobediência de Acã. Será que nossa vida está sendo construída irresponsavelmente?

2º - Quando construímos nossa vida sobre aquilo que Deus manda destruir, estamos afrontando a soberania de Deus:

Acã queria esconder, camuflar, enterrar, seu pecado de Deus e dos homens. Impossível passar desapercebido de Deus. Tudo é flagrante aos seus olhos. A Bíblia diz "Todos os meus pecados estão diante de Ti, ó Deus" (Sl 69:5); "Os olhos do Senhor contemplam a todos, bons e maus" (Pv 15:3). Tudo está patente ao seu olhar, nada lhe escapa. Tudo é flagrante!
Assim como Acã, muitos afrontam a Deus desejando esconder seus mais profundos e íntimos pecados.
Na Cruz do Calvário, nosso pecado foi PUBLICADO, PERDOADO e SEU PODER RETIRADO. Publicados porque Jesus demonstrou que sua ida até a cruz do Calvário não era simplesmente uma prova de amor à humanidade e obediência ao Pai, mas também e, sobretudo, por causa de nossos pecados. Perdoados porque só Jesus poderia morrer vicariamente. Nem seu eu quisesse morrer por meus pecados seria aceita minha oferta. Sou pecador. Apenas o Puro, o Santo, o "sem defeito", o "sem mancha", poderia morrer por mim desta forma. Perdoados foram meus pecados para satisfação da justiça de Deus. Aleluia! O pecado não ter mais poder sobre minha vida porque Jesus levou sobre si tudo aquilo que tem poder de ferir. Estou na presença do pecado, mas não posso ser vencido por ele. Maior é o que está em nós do que o que está no mundo, assim a Bíblia diz. Toda a autoridade foi dada a Jesus que venceu a morte. Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou.
Portanto, não ponha em prova a soberania e poder de Deus. Ele ama a humanidade e não tem planos de desmoronamento espiritual para ninguém. Seu plano é de paz e de dar um futuro a todos os que se posicionam em obediência à sua Palavra. Deus vê.

3º - Quando construímos nossa vida sobre aquilo que Deus manda destruir, invertemos os valores:

O verdadeiro valor da vida é a vida. Deus ama a vida e por isso disse que tem vida abundante para nos dar e vida eterna diante da Sua Glória. Só experimentamos esse tipo de vida (a verdadeira) quando obedecemos a Deus. Nada pode substituir esse Absoluto!
Infelizmente, não são poucos os que valorizam as capas da Babilônia, o ouro, a prata, as coisas desta terra, mais do que a família, os amigos, a Igreja e, mormente, a Deus. Aquele, portanto, que constrói sua casa (vida) sobre esses valores, cairá tão cedo pense conquistar outros objetivos.
São muitos os morros do bumba da nossa vida. Valores invertidos que debruçamos nosso coração. Jesus contou certa parábola que disse: O homem prudente edificou sua casa sofre a Rocha. Vieram as ondas, as tempestades, as grandes dificuldades, e ela se manteve de pé. O homem imprudente construiu sua casa sobre a areia. As mesmas intempéries ocorreram e a casa caiu. Não teve base. Não teve obediência. Não teve submissão à Palavra Absoluta de Deus. A casa caiu!

CONCLUSÃO

Construa sua casa, sua vida, sobre os valores absolutos da Palavra de Deus. Não se engane com as coisas desta terra. Seja um homem, uma mulher, que saiba destruir aquilo que destrói nossa vida: o pecado. Não amontoe fama, riquezas, vaidades, honrarias e passe a morar sobre tudo isso, porque um dia a casa cai. Somente os que estão firmados na Rocha permanecerão.

Espero um dia poder tomar um café em sua casa.

NA GRAÇA, QUE É MINHA SUSTENTAÇÃO
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.