Geral

Geral

Titulo

SORRI


COPEIRO DO REI escreve...

Tenho eu cantarolado uma canção de Charles Chaplin nestes dias...

"SORRI QUANDO A DOR TE TORTURAR / E A SAUDADE ATORMENTAR / OS TEUS DIAS TRISTONHOS, VAZIOS / SORRI QUANDO TUDO TERMINAR / QUANDO NADA MAIS RESTAR / DO TEU SONHO ENCANTADOR / SORRI QUANDO O SOL PERDER A LUZ / E SENTIRES UMA CRUZ / NOS TEUS OMBROS CANSADOS, DORIDOS / SORRI, VAI 'MENTINDO' A TUA DOR / E AO MOSTRAR QUE TU SORRIS / TODO MUNDO IRÁ SUPOR / QUE ÉS FELIZ / SMILE." (Charles Chaplin)

Todos sabem que o cristão vive na contra-mão do sistema. É só lembrar do Sermão da Montanha (Mt. 5), pois notaremos que bem-aventurado é o camarada humilde de espírito, que chora, que é manso, que tem fome e sede de justiça, que perdoa o que bateu na cara, que é limpo de coração ao ponto de não se unir à uma corja mascarada política e religiosa, que sua a camisa pela paz e se envolve na guerra pra dar sangue sem usar armas, que é injuriado e perseguido.

Sorrir e se alegrar num tempo destes é para pessoas que têm uma fé firme, cujo propósito está em Deus e sua visão não está nas coisas desta terra, mas nas coisas invisíveis. Ou seja, não é para qualquer um. Chaplin escreveu uma canção para crente.

Contudo, não quero falar de uma alegria própria em tempos de contrários, mas sobre uma alegria que deveria nos contagiar e que não temos permitido chegar ao nosso coração: a alegria do outro.

Por quê temos dificuldade em nos alegrar com a conquista do outro? Por quê temos dificuldade em sorrir com sinceridade quando o outro caminha bem, prospera, cresce, vence?
Falamos, outrora, sobre o chorar com os que choram, que, na verdade, é mais fácil do que se alegrar com os que se alegram.
Por quê será?
Talvez porque chorar com os que choram não tire de nós a superioridade do momento, a nossa boa vida que temos diante da catástrofe que atingiu meu vizinho ou irmão; porque chorar com os que choram é dizer que tenho algo a mais para oferecer do que o outro; talvez chorar com os que choram demonstre um lado que preciso que outros vejam em mim: compaixão. Daí montamos a máscara e sobre nós vem um espírito de carpideira e, que, por qualquer preço, choramos amargamente(...).
E talvez não nos alegramos com os que se alegram porque ele(a) conseguiu o que eu não; talvez não nos alegramos com os que se alegram porque ele conquistou o espaço que sempre almejei; porque tive que perder para que ele(a) ganhasse; ou pelo simples fato dele(a) ter crescido(...).

A inveja é algo que você não possui e não deseja que o outro tenha; ciúmes é algo que a ti pertence e não quer que o outro tenha ou seja compartilhado.
Foi feita uma pesquisa sobre os famosos 7 Pecados Capitais: quase ninguém assumiu que sentia INVEJA. Por quê ela assusta tanto? Por quê ninguém assume?

"Confessemos nossos pecados uns aos outros para que sejamos curados"; "Confessemos nossos pecados a Deus, porque Ele é fiel e justo para nos perdoar de todo o pecado e nos purificar de toda a injustiça."

Deixemos nossa alma se alegrar com os que se alegram... Participemos, pois, do sorriso do outro. Isso nos fará bem. Creia nisso!
Salvo engano, Rick Warren disse: "Quando dividimos nossa tristeza com outras pessoas, ela diminui; quando dividimos nossa alegria com outros, ela se multiplica". Assim seja!

NA GRAÇA, QUE NOS FAZ DIVIDIR
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.