Geral

Geral

Titulo

Oração em Comunidade gestará Solidariedade

"Para que teus olhos estejam abertos à súplica do teu servo e à súplica do teu povo Israel, a fim de os ouvires em tudo quando clamarem a ti." 1 Reis 8:52 / "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve." 1 João 5:14


Um dos fatos gestados pela  Modernidade é a individualização com sua busca desenfreada pelo eu, meu, etc.
Jesus falava sobre a oração no quarto. Jesus orava sozinho. Jesus falava sobre a importância da solitude na oração. Todavia, o que mais incomodava Jesus em relação a oração pública e/ou comunitária - e por isso o mandamento - não era a ausência de intimidade (expressão que muitos preferem) com Deus, mas, e sobretudo, a exposição meramente religiosa e retórica dos fariseus. É importante estar só? É. Ainda creio que Deus busca homens solitários, como já dizia A.W. Tozer.

Solitários, mas também SOLIDÁRIOS!
Olhando para a vida do próprio Jesus, os registros evangélicos demonstram que a maioria das orações de Jesus foram feitas na companhia dos discípulos. O ensino da oração do Pai NOSSO é comunitário e não particular. O judaísmo é comunitário. O cristianismo é comunitário.

Os ensinos de Paulo sobre a oração não carecem de tanta exegese: a Igreja é comunidade de oração. Igreja no sentido de estarem juntos, num só objetivo. Enfim. Há casos que todos oram juntos por um só motivo. A visão é a mesma. Na casa de Marcos, por exemplo, a oração e o coração estavam debruçados por causa de Pedro na Torre de Antônia.

Bem... fico aqui, pensando com meus botões, será que a Igreja está orando com o mesmo objetivo que Jesus desejou que orássemos, com a mesma visão, com a mesma paixão, pelos mesmos assuntos e não voltados para o "si mesmo"?

Penso que poderíamos fazer com que o povo reflita na importância de vivermos cada vez mais empenhados no amém do outro.

Orar em comunidade é buscar sentido no sofrimento alheio;
Orar em comunidade é se compadecer pelas mesmas desgraças;
Orar em comunidade é se fazer sim-pático ao "inimigo";
Orar em comunidade é se fazer interdepentende;
Orar em comunidade é refletir no poder da família de Deus;
Orar em comunidade é fazer a obra juntos; é viver mais o Evangelho e perder menos tempo com problemas internos; é sentir o coração do outro, o coração de Deus, o coração dos de fora; é abraçar o diferente e saber que, mesmo diferente, somos um e o objetivo maior é a Glória de Deus.

E sei muito bem, que isso só é possível quando um aqui e acolá iniciam os passos de mãos dadas.
Quando falo de um só caminho, uma só visão, não é um reducionismo, não é recosturar o véu. É, antes, valorizar a comunidade. Isso não força ninguém a perder sua identidade, sua particularidade, sua forma e fôrma. Pelo contrário, ajuda a ganhar forma, a penetrar na identidade, vasculhar os enganos, subtrair os achismos e pré-conceitos, suspeitar das tenras convicções e ser um com o outro.

Para que o nosso amém seja nosso amém, andar mais juntos poderá ser uma resposta. O profeta Jeremias (32:39-40) registrou: "Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias"; Paulo diz aos efésios (4:4-6): "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."

NA GRAÇA,
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.