Geral

Geral

Titulo

As crises da Modernidade


Tenho sido repetitivo. A Modernidade me incomoda. Incomoda mesmo. É latente. Mas não um incômodo daqueles que se perde o sono e no outro dia as coisas vão se encaixando. Perco o sono porque sei que no dia seguinte as peças não encontrarão mais lugar de encaixe. As tantas convicções de outrora vão sendo testadas e criticadas pelo fato, pela história, pelo jogo das comparações sem intermitências. Não dá descanso. Esse incômodo é uma libertação dorida. Extremamente dorida. Tenho aprendido que não há tratamento. Talvez o tratamento seja o retorno à estrutura puída. Essa é uma das respostas porque muitos não cedem ao pensamento moderno.

Fui (des)conquistado, (des)encantado. E qual o progresso? Um melhor trato com o “Deus desconhecido”. Não um lugar como de Atenas, onde qualquer um pode subir e dar o seu xeque-mate, como Paulo – o oportunista. Não, definitivamente. Mas um altar onde subo e digo que é desconhecido porque é desconhecido mesmo. Ainda que eu creia no Jesus que me modificou o âmago, não teria a capacidade de biografá-lo. Deus sempre será surpreendente, o causador tanto do temor como do fascínio! Sei que minha reação diante dEle seria apenas um suspiro. Nada além.

Sinto que os dogmas – mesmo que ainda muito vivos – vão sendo extraídos, pouco a pouco. A realidade abate!

Quero confessar: a Bíblia por mim já fora usada a fim de promover o exame particular, feito no quarto. Desejei ardentemente que todos lessem a partir de minhas perspectivas, de minha formação teológica, de minha simples vivência devocional. Confesso que já interpretei com os olhos de um crente fervoroso, e não com olhos de um ser humano inclinado a amar como Jesus amou. Confesso que já desejei morrer pelos meus erros e ensinei isso, mas nunca aprender com os mesmos e situá-los na caminhada do crescimento. Confesso que tudo isso aqui ainda é coração e no dia em que eu aprender a conjugar paixão e crítica, aprendi o quanto é (ou foi) arriscado viver.

NA GRAÇA
LELLIS

Nenhum comentário

Vídeos

Vídeos
Tecnologia do Blogger.