Muitas igrejas aproveitam os últimos acontecimentos a fim de tratarem dos assuntos apocalípticos. Terremotos, maremotos, guerras, fome, pestes e tantas outras catástrofes que inauguram, dia a dia, as primeiras páginas dos jornais. Embora o tempo esteja próximo do fim - desde os tempos de Jesus -, o enfoque deste texto é outro. Sabemos que a carta de Paulo aos de Tessalônica foi para alertá-los sobre a utilidade da vida, ou seja, Jesus está voltando, mas se faz necessário que continuemos a viver. Essa carta foi útil, pois os de Tessalônica, ao ouvirem sobre o retorno de Jesus, pararam com seus afazeres e cruzaram os braços. Esse nunca foi o objetivo de Cristo. Paulo, por isso, os exorta a continuarem a vida esperando e, sobretudo, vivendo.
Cazuza escreveu uma canção que expressa verdade: "o tempo não para". O tempo não pára para ninguém. Ele corre. Voa. A Bíblia nos diz que nossa vida é como fumaça. Desaparece rapidamente. Ainda mais nesse tempo tão apressado da vida, onde o ativismo impera e as obras passam à frente da excelência, que é o amor. Não se encontra tempo para o tempo.
Vivemos num mundo kronos, marcado pelo relógio, cronometrado. Por isso, o tempo não para e a vida passa. A problemática está em: como temos aproveitado nossa estadia nesse kronos? As famílias estão carecendo de tempo. Há muita distração dentro e fora de casa. Filhos crescem sem a educação dos pais, pois os mesmos trabalham fora e, quando juntos, desprezam a boa disciplina para demonstrarem apenas "afeição" ao invés da comunhão entre afeição e correção.
Esse ativismo acontece também nas igrejas. Existe um espírito de Marta nos templos. As pessoas não param, desacostumaram o silêncio e irrompem-no sempre com alguns acordes ou certos mantras. Ninguém consegue silenciar-se, calar-se, escutar a Deus. Certa vez perguntaram a Madre Tereza o que falava em suas orações, ao que respondeu: "Nada, só ouço". E, mais uma vez: "E o que Deus fala?", "Nada, Ele só ouve", fechando a entrevista. A. W. Tozer declara que Deus está em busca de homens solitários. Homens que sabem o valor de parar no seu quarto para meditar nas Escrituras e conversar com o seu Criador.
O que será de nós no fim do nosso tempo (kronos)? O que escreverão em nosso epitáfio? O que deixaremos como marca nas gerações que nos sucederão? O fim de nosso tempo pode ser a qualquer momento. Ele se aproxima a cada dia, a cada hora, a cada minuto, a cada segundo... A nossa vida se esvai como areia em mão aberta.
Dê tempo àquilo que lhe é prioridade. Ame sua esposa (ou marido) com toda sua afeição e sacrifício. Ame seus filhos com atenção, carinhos, beijos e abraços, brincadeiras sadias. Ame seus amigos nos momentos de dor. Ame os diferentes, porque aqui há recompensa. Ame a Deus com toda a força, entendimento, alma, coração, generosidade, alegria e SATISFAÇÃO.
Não dê tempo ao tempo. Ele não dá nada a você, além de cansaço e demonstração de sua finitude. É você quem deve usá-lo para um bem maior. Invista sua vida naquilo que vá além dela.
NA GRAÇA,
LELLIS
Um comentário
"Não dê tempo ao tempo."
Com toda a razão.
O fim do nosso tempo pode ser a qualquer momento, né .. aproveitemos o tempo ! =]
Postar um comentário